sábado, 10 de setembro de 2011

Para que serve a História???

Olhar para o passado e tentar achar um significado, uma serventia pode ser uma tarefa um quanto difícil. Pois devemos ter o cuidado e a responsabilidade de julgar e analisar fatos e acontecimentos passados.
E a os que digam que ela não serve de nada. Mas serve, e muito!
Tem sua função, em especial uma função social em nosso dia a dia, talvez não uma função que possamos ver a olhos nus, sentir seu cheiro ou acariciá-la, a História nos transporta para nosso lugar no tempo e espaço, nos insere como sujeito na vida social, fornece nos conhecimento de como as engrenagens do mundo funciona, assim podemos pegar o bonde da sociedade andando, misturarmo-nos aos outros passageiros sem sermos postos a margem. E a passagem para entrar nesse bonde qual é? O mínimo de conhecimento sobre passado já nos garante o embarque sem corrermos o risco de sermos postos para fora.
Entre outras funções, podemos dizer sim que nos serve para entender nosso presente, a sociedade que nos rodeia com suas estruturas e organização. Para não cometermos  os mesmos erros que foram cometidos no passado, sim, também para nos tornarmos cidadãos mais conscientes e responsáveis de nossos direitos e deveres. Serve-nos como experiências, para nos aculturarmos com outros conhecimentos e culturas. Pois se não soubermos de onde viemos como saberemos para onde vamos??.
Entendermos por que estamos aqui hoje da forma que estamos, com estes costumes, tradições, usando estas roupas, indo a escola, lendo estas palavras em uma maquina que mal sabemos como chegou ate-nos.  
A história não é feita pelos grandes políticos ou grandes nomes como estamos acostumados a ver por ai nos livros mais antigos, a história e feito por mim por você pelo tio que morra na esquina, pelo padeiro, por sujeitos inseridos em um contexto que quem faz o processo da história acontecer somos nós, sujeitos que riem e choram se emocionam, que ficam tristes e felizes, que lutam para conquistar sonhos alcançar objetivos, pessoas que vão ao supermercado que ficam doente, mas que acima de tudo constroem a sua história e conseqüentemente constroem a história do nosso país.
Mas como se refere o historiador Marc Block, a História também esta ai para nos divertir. È isto pode ser claramente possível se olharmos para ela sem rotúlos ou concieitos ja pre concebidos. Se quando a estudamos, ou estamos lendo um livros fecharmos os olhos e nos darmos o direito de sonhar, os trasportar para aquele tempo e espaço, imaginarmos em um navio portugues das primeias viagens ao Brasil, ou ser um caçador pré histórico em busca de um mamute. A história so podera ser divertida se dermos o direito que ela seja como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário