sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cinema e História

Bela Noite para Voar

Bela Noite para Voar e mais um dos filmes e especiais de TV que retratam a vida do presidente Juscelino Kubitschek, e seus infindáveis romances secretos.
Este filme e construído a partir de uma óptica mais cotidiana da vida do presidente. Sua narrativa tem inicio no episódio em que Juscelino rompe com o FMI, mostrando particularidades do presidente e dos que compõem seu circulo. Características marcantes do governo JK também aparecer no filme, como o Plano de Metas proposto no inicio de seu mandato. 
A trama se desenrola com plano principal seu romance com "princesinha" e a tentativa de assassinato a JK com a sabotagem do avião o qual iria viajar para cumprir compromisso políticos, por um grupo de militares que pretendia derrubar o presidente de seu cargo.
O filme mostra aspectos importantes da sociedade brasileiro do final da década de 1950, movimento estudantil,  figuras importantes do período como João Goulart, Jânio Quadros, Oscar Niemayer, Carlos Lacerda, seus relacionamento com JK. Acontecimentos como a construção de Brasília também são possíveis de serem vistos na tela.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário