quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cinema e História

A partir de 1929 com o lançamento da revista: Annales d'histoire économique et sociale, por Lucien Febvre e Marc Bloch, o estudo da história passou por grandes transformações, passando a ser vista como uma história total do homem no tempo.O grande avanço deste processo foram o aumento da possibilidade do uso de fontes para pesquisa historica. Entre estas possibilidades de fontes para o estudo da história esta o cinema, que além de ter a função de entreterimento, da para a história uma rica fonte de conhecimento de tudo aquilo que cerca a trama contata na tela. "o cinema gera um retrato de nos mesmos".
O cinema pode nos fornecer informações como , habitos de vida, costumes, tradições, modos de vestir, comportamentos, e nós da a oportunidasde de vivermos experiencias de perídos passados.
Pensando nisso e aceitando alguma sujestões sobre este assunto, e que o Blog a partir de agora tera uma "coluna" sobre o tela, cinema e história, com dicas de longas e essa relação com o conhecimento.

Como primeira indicação, escolhi Naradores de Javé.
Traz a história de um pequeno vilarejo chamado Javé que se deparada com um grande ameaçã que pode provocar grandes mudanças, a construção de um usina hidrelétrica, e a inundação da cidade, para tentar evitar tal construção, a comunidade se reuni para escrever um documentos contando todos os grandes acontecimentos deste lugar para tentar livrar Javé da destruição.
Este filme nos faz perceber como a história pode ser escrita, as influencias de quem a escreve, as escolhas do autor nas palavras.
Agora fica a cada um que assistir o filme e tirar suas conclusões, e poder perceber todas estas beneficios nós dado pelo cinema.


Aqueles que assistirem o filme, ou que ja assistiram, por favor deixem um cometario a respeito do filme, de algo que achou interessante, ou que pode perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário